Dicas Imperdiveis para novos empreendedores...

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Dicas de Sucesso: 5 ideias do que fazer nos meses com menos vendas


imagem por Le Petit Monde
Depois de um pouco mais de ano acompanhando o faturamento mensal do Cupcake Hortelã posso dizer que um e-commerce é feito de altos e baixos. São meses com picos de vendas e outros onde tudo acontece bem devagar. E esses períodos de baixa podem ser desanimadores! Mas ao invés de usar o maior espaço entre as vendas para alimentar o mau humor, que tal tomar uma atitude proativa e aproveitar o tempo a seu favor?
Eu tenho algumas dicas:
1. Que tal aproveitar esse período para fazer uma promoção criativa e realmente interessante, que chame a atenção de seus clientes? Capriche no e-mail marketing e na divulgação nas mídias sociais e atraia aqueles que amam aproveitar essas oportunidades.
2. Você também pode aproveitar para lançar um novo produto ou uma nova linha.Assim você terá conteúdo para divulgar e as atenções se voltarão a sua marca. Esta também é uma boa maneira de atrair um novo segmento de clientes.
3. Com o tempo um pouco menos corrido você pode exercitar sua criatividade e organizar seu negócio. Pode aproveitar para dar uma renovada no seu blog, na loja virtual, tirar novas fotos dos produtos, desenvolver sua estratégia de marketing para o próximo ano, organizar seu cadastro de clientes, pensar em ações para datas comemorativas… começar a colocar em prática todas as ideias que você tem, mas que nos meses mais movimentados não conseguiria se fosse necessário começar do zero.
4. Nos meses de boas vendas dificilmente temos tempo para pensar em divulgação e parcerias. E essa é uma das coisas que podemos fazer nos meses mais tranquilos. Você pode aproveitar para criar um release bem legal e fortalecer o relacionamento com a imprensa.
5. Lembra da nossa conversa no Assim, Sim! sobre encomendas x pronta entrega?Que tal aproveitar para renovar seu estoque de produtos pronta entrega para os meses de “alta temporada”?
Tenho certeza de que essa é a hora de colocar aquela sua interminável lista de coisas a fazer em prática. Só não vale deixar o desânimo tomar conta, viu? Esse é um fenômeno comum no comércio e que se estende para o e-commerce, então nada de pensar em desistir de tudo! Essa pode ser uma época estratégica para o seu negócio ganhar fôlego.
**Cecília Chiarini é criadora do Assim, Sim! e, em parceria com a Helô (sua mãe!), do Ateliê Cupcake Hortelã, resultado do encontro da paixão por produtos handmade e por empreender! Especialista em Marketing pela Unicamp (SP), trabalha há 8 anos 

2 comentários:

Vera disse...

A amiga, haja paciência nessa época de entra-e-safra, pior é que com a escola, nem tenho tempo para dar uma update na loja.

Bjóks e adorei as dcas.

Regina disse...

Muito legal esse texto Raquel. Vou passar o link dessa sua postagem para algumas artesãs que conheço. Sempre é bom aprender um pouquinho mais, não é mesmo?